Tech Radar Trends Quarter 1 2024

18-01-2024DXsparkTrends

Para o início de 2024, temos alterações no segmento open-source/FOSS no nosso Tech Radar. Com a introdução de Matomo, uma plataforma de Web Analytics, e UnifiedPush, um conjunto de ferramentas e especificações para o envio de Push Notifications. Duas alternativas aos habituais fornecedores de SaaS na Cloud que garantem full ownership dos dados para empresas focadas em garantir Data Privacy.

Temos também a introdução do AI Code Assistant mais popular dentro da DXspark: o Github Copilot. O Copilot tem demonstrado enorme potencial na aceleração do desenvolvimento, gerando segmentos de código simples, avaliando a qualidade do código, sugerindo testes unitários e, claro, como poderosa ferramenta de autocomplete.

Tanto os AI Services quanto o Github receberam um upgrade no anel onde se encontravam inseridos.

Por fim, o MQTT, considerado por muitos o gold standard para mensagens IoT, é introduzido no nosso Tech Radar. Uma solução que já aplicámos em diversos projetos ao longo dos anos, e que, com o contínuo foco na conectividade entre dispositivos em todas as facetas das nossas vidas, consideramos justificar um maior foco.

Consulte o nosso Tech Radar.